Como ganhar dinheiro (3 dicas)

É inegável assumir que todos nós precisamos de dinheiro para viver. Uns mais do que outros, é certo, mas a grande verdade é que todos precisamos de dinheiro para, com mais ou menos condições, viver. E como ganhar dinheiro? A resposta a esta pergunta, para muita gente, é muito simples e bastante objetiva: através de um emprego.

Mas a grande verdade é que um emprego não é (nem nunca deve ser, a meu ver) a única fonte de rendimento possível e existente. Existem inúmeras formas de aumentar e diversificar os seus rendimentos e é sobre esse assunto que vou falar no artigo de hoje.

Como ganhar dinheiro

Então, como pode (e deve) ganhar dinheiro de forma inteligente e diversificada?

  1. Possuindo várias fontes de rendimento (idealmente passivas)
  2. Criando formas de ganhar dinheiro diferentes (pense fora da caixa)
  3. Investindo o seu dinheiro

Várias fontes de rendimento

Possuir apenas uma fonte de rendimento, além de ser muito limitado, é extremamente arriscado. Por exemplo, se a sua única fonte de rendimento é o que recebe do seu emprego por conta de outrem e, de um momento para o outro, for despedido, fica automaticamente sem qualquer tipo rendimento (a não ser que tenha direito ao fundo de desemprego). Por outro lado, se possuir várias fontes de rendimento (além do seu trabalho por conta de outrem) consegue criar maior segurança e estabilidade, tanto a nível pessoal pessoal como, acima de tudo, financeiro.

Para conseguir ganhar dinheiro através de várias fontes de rendimento tem de criar negócios e/ou colocar ideias em prática. Como já mencionei em artigos anteriores, estima-se que os milionários possuem, em média, cerca de sete fontes de rendimento diferentes (entre ativas e passivas). É óbvio que não precisa de ter tantas numa fase embrionária, mas o importante é começar (e começar o mais depressa possível) a diversificar o seu portfólio financeiro.

Formas diferentes de ganhar dinheiro

Existem muitas formas de ganhar dinheiro, mas quanto mais a sua ideia for “fora da caixa”, melhor. Se a competitividade do seu negócio for diminuta, a probabilidade de ser bem sucedido acaba por ser maior, o que se pode refletir em mais dinheiro. Ficam aqui algumas ideias “outside the box” de como pode ganhar dinheiro:

  • Criar um canal no YouTube
  • Criar um blog no WordPress
  • Criar produtos digitais (ebooks ou cursos online)
  • Serviços de coaching ou consultoria
  • Arrendar um apartamento e/ou casa
  • Arrendar um quarto em sua casa
  • Alugar o seu carro
  • Vender um produto ou serviço
  • Vender coisas que já não usa (no OLX, CustoJusto, Vinted, etc.)
  • Fazer trabalhos como freelancer (edição de imagem, edição de vídeo, desenvolvimento de sites, etc.)
  • Dar formação ou explicações
  • etc.

Como pode ver, se perder algum tempo a pensar, as ideias acabam por surgir e, colocá-las em prática, nos dias que correm, é muito fácil, rápido e barato. Neste ponto, o grande segredo para ganhar dinheiro passa por criar valor. Pense em conhecimentos e skills que possui e que possa partilhar. Existem muitas pessoas que pagam (e que não se importam de pagar bem) por conhecimentos que não dominam e que por algum motivo gostariam de adquirir.

Investir dinheiro

Para começar a investir precisa de dinheiro (a sério?!?), portanto, o primeiro (e o mais importante) passo é aprender a poupar para depois investir esse mesmo dinheiro. Muitas pessoas têm medo de começar a investir, mas a grande verdade é que o ato de investir é um dos principais meios para atingir a independência financeira. Ou seja, enquanto não quebrar esse medo de investir, nunca poderá atingir, no meu entender, a independência financeira em pleno. Contudo, antes de começar a investir, certifique-se de que não possui dívidas por liquidar, que conta com o seu fundo de emergência em dia e, acima de tudo, que tem alguma fonte de rendimento segura e constante.

Quando investe o seu dinheiro, este começa a trabalhar para e por si (é o chamado rendimento passivo). Existem muitas formas de investir como, por exemplo, investir na bolsa (ações ou obrigações), em imóveis, em si próprio, etc.

Como eu costumo dizer, no investir está o ganho! E quanto mais cedo começar a investir, mais depressa atinge a tão desejada independência financeira. Mas falarei mais e melhor sobre investimentos em futuros artigos.

Concluindo…

Voltando à questão inicial: como ganhar dinheiro? Possuindo várias fontes de rendimento (idealmente passivas, mas sem esquecer as ativas), criando formas diferentes de ganhar dinheiro (ponha em prática ideias “outside the box”) e investindo.

Agora que já aprendeu algumas dicas de como pode ganhar dinheiro, não perca mais tempo e comece, hoje mesmo, a poupar, para posteriormente investir, de forma a gerar mais receita para alcançar o mais depressa possível a sua independência financeira.

Reply